sexta-feira, 23 de março de 2012

A propósito de...

...Reflexologia

Aqui está uma arte milenar com resultados fantásticos. A medicina oriental conhece esse trabalho da reflexologia e tornou-o verdadeira ciência. Trata-se de aplicar manualmente diferentes pressões em pontos dos pés e das mãos correspondentes a orgãos, glândulas específicos.Os meus alunos bem sabem que recomendo começarem a explorar os seus múltiplos benefícios nem que seja de um modo intuitivo (que acaba por ser sempre o melhor J). Uma visão holística sabe que estimular os pontos de reflexologia, acunpuntura, nádis e meridianos está a possibilitar um relaxamento, alívio de dor e tensão, desbloqueio energético imediato e que a médio - longo prazo está a trazer nova programação para esses orgãos, etc.

Há coisas básicas que podemos fazer por nós todos os dias e ter excelentes resultados. Eu sou a favor de uma auto-sessão diária de reflexologia podal. Comecei-a a fazer nas aulas de yoga há anos atrás e logo sentia  melhorias na desobstrução das vias respiratórias superiores que na altura me dava bastante incómodo. Daí integrei essa prática na minha rotina antes de ir dormir e depois também ao acordar. Sem dúvida uma qualidade de vida diferente.

Não estou a falar de ser terapeuta, estou a aconselhar uma prática individual que pode ser acompanhada de leituras (há uma variedade imensa de literatura acessível sobre o assunto) e se quiserem aprofundar há já muitos cursos disponíveis. Se a pessoa está com tensão no pescoço ou dor de cabeça, um rápido estimular de certos pontos nas orelhas e um massajar da base da cabeça pode aliviar a situação sem ter de estar a recorrer a comprimidos e afins... E pela minha experiência dorme-se muito mais relaxada, respira-se melhor ...

Partilho imagens sobre o assunto. Umas que recebi por email, outras no Fb, etc.