quinta-feira, 12 de março de 2015

Achegas sobre consciência e energia monetária

Em Janeiro falámos de dinheiro, compras e consciência. Aqui o texto completo.

«Vives a energia monetária com consciência? Consciência precisa-se. A tua. A minha. Um novo quantum de potenciais de nova energia para gerar soluções diferentes e a reflectir o novo sentir. Será ao mudar individualmente a nossa forma de encarar a energia monetária, que se imprime e imprimirá um novo paradigma na consciência grupal e nacional. Será quando tudo o que forma e expressa a nossa vida quotidiana tiver essa consciência que espelha o centro do Ser e aí está o busílis da questão: és um consumidor consciente, aquilo que adquires – comida, roupas, cosmética, transporte, objectos domésticos, de entretenimento, de trabalho – reflecte uma energia de frequência elevada, limpa e transparente? Ou advém da densidade, do caos exterior, de abusos de uns a explorar outros lá nos confins do Terceiro Mundo para lucros de outros com ou sem compaixão, sem sustentabilidade de recursos e meios? Bem sei que é mais fácil não querer saber. Mas depois o que comes, o que vestes, o que usas tem impregnado essa energia baixinha e é veículo de perpetuar abusos, feedings, e velha energia. É o que está no teu campo electromagnético.
(...) Claro que qualidade energética não está ligada a preço alto, embora se verifique que produtos biológicos e “verdes”, de energias limpas, muitas vezes implicam na sua produção e distribuição custos mais elevados por o sistema estar dominado por grandes companhias monopolistas. Procura sentir a energia dos objectos que consomes e compras.»

Hoje, 12 de Março, surge a notícia de mais umas instalações de fábrica que ruíram no Bangladesh e provocaram a morte dos trabalhadores. Não é a primeira vez (aqui há c. 2 anos morreram centenas de trabalhadores num desmoronamento) e infelizmente não será a última. E surge o Bangladesh como poderia surgir outro país qualquer que não siga directrizes tendo em vista a segurança no trabalho mas apenas a busca do lucro fácil com a exploração de mão de obra ultra-barata.


Partilho este documentário que começa por ser reality show de 3 bloggers de moda noruegueses e que são levados ao Bangladesh para verem o sítio onde são produzidas as suas roupas. É experiência que acaba por ser muito elucidativa de todo o um sistema que faz as roupas chegarem ao Ocidente a preços razoáveis mas que aquele que os produz nem pode sonhar em adquirir com o seu salário.
A fábrica mostrada até não será das piores e podem achar que os jovens noruegueses no início parecem são fúteis e alheados da realidade, mas quantos jovens ocidentais vivem a sua vida privilegiada sem saberem o que se passa no resto do planeta ou ali mesmo ao lado, pois hoje há tantos registos de pobreza e difíceis condições de vida.

...
Uma respiração de cada vez.
Eles agora farão a diferença ao tornarem-se activistas. 
Tu podes fazer a diferença com as tuas escolhas e sensibilidade para com tudo o que te rodeia.
Já reparaste como a lei dos sacos plásticos nos supermercados está a mudar rotinas e até a valorização do dito saco pelo jeito que dá para guardar coisas, colocar o lixo, etc? novas aprendizagens no plano colectivo são possíveis.
Um passo de cada vez. 


Legendas em espanhol - cada parte c. 10 min.
Pt. 1
http://www.aftenposten.no/webtv/#!/video/20222/ep-sweatshop-1-es-mucho-peor-de-lo-que-pense-que-ser-a
Pt. 2
http://www.aftenposten.no/webtv/#!/video/20224/ep-sweatshop-2-esta-chaqueta-le-habr-a-costado-el-sueldo-de-un-a-o
Pt. 3
http://www.aftenposten.no/webtv/#!/video/20225/ep-sweatshop-3-los-j-venes-noruegos-se-derrumban-despues-de-unas-horas-en-la-f-brica
Pt.4
http://www.aftenposten.no/webtv/#!/video/20223/ep-sweatshop-4-lo-tienen-mal-porque-nosotros-lo-tenemos-bien
Pt. 5
http://www.aftenposten.no/webtv/#!/video/20221/ep-sweatshop-5-que-clase-de-vida-es-esta


Legendas em inglês - cada parte c. 10 min.
Pt. 1
http://www.aftenposten.no/webtv/#!/video/21032/sweatshop-ep-1-how-many-will-die-here-every-year
Pt. 2
http://www.aftenposten.no/webtv/#!/video/21035/sweatshop-ep-2-our-bathroom-is-larger-than-her-e
Pt.3
http://www.aftenposten.no/webtv/#!/video/21033/sweatshop-ep-3-i-ll-keep-going-until-i-faint
Pt. 4
http://www.aftenposten.no/webtv/#!/video/21038/sweatshop-ep-4-the-large-chains-are-starving-their-workers
Pt. 5
http://www.aftenposten.no/webtv/#!/video/21031/sweatshop-ep-5-what-kind-of-life-is-this