quarta-feira, 13 de março de 2013

Papa Francisco I

É com esperança e um sorriso que vejo ser o primeiro papa desta nova era inspirado pelo amado Francisco de Assis. Bom prenúncio!

E num dia 3! 12-03-2013 :) Trindade... Espírito Santo... Hummm...

Francisco de Assis viveu no século XIII e foi levado a mudar radicalmente a sua vida, seguindo o chamado de Deus e amando tudo e todos os que cruzaram o seu caminho. A sua proposta de vida espiritual e religiosa foi polémica e radical no seu tempo, tornou-se foco de renovação dentro da igreja. Ao criar a Ordem Franciscana trouxe algo totalmente novo na simplicidade e despojamento, na entrega ao divino, bem diferente do que então se vivia nas tradicionais ordens monásticas já longe dos princípios dos fundadores. Já nesse tempo podemos dizer que Francisco sucedeu a Bento ;)) (da Ordem Beneditina).
E sabemos que é uma alma colectiva - como Yeshua -, aspecto do também muito amado Kuthumi! (ver aqui, aqui e aqui).

Fresco de Giotto, Assis, S. Francisco renúncia aos bens terrenos
Fresco de Giotto, Assis,  
Papa Inocêncio III sonha com S. Francisco como suporte da Igreja

ORAÇÃO DA PAZ - 

Senhor! Fazei de mim um instrumento da vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor.
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão.
Onde houver discórdia, que eu leve a união.
Onde houver dúvidas, que eu leve a fé.
Onde houver erro, que eu leve a verdade.
Onde houver desespero, que eu leve a esperança.
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria.
Onde houver trevas, que eu leve a luz.


Ó Mestre, fazei que eu procure mais:
consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois é dando que se recebe.
É perdoando que se é perdoado.
E é morrendo que se vive para a vida eterna.
Amen. 

O Cântico do irmão sol

Altíssimo, omnipotente, bom Senhor,
Teus são o louvor, a glória, a honra
E toda a bênção.
Só a ti, Altíssimo, são devidos;
E homem algum é digno
De te mencionar.

Louvado sejas, meu Senhor,
Com todas as tuas criaturas,
Especialmente o Senhor Irmão Sol,
Que clareia o dia
E com sua luz nos alumia.

E ele é belo e radiante
Com grande esplendor:
De ti, Altíssimo é a imagem.

Louvado sejas, meu Senhor,
Pela irmã Lua e as Estrelas,
Que no céu formaste claras
E preciosas e belas.

Louvado sejas, meu Senhor,
Pelo irmão Vento,
Pelo ar, ou nublado
Ou sereno, e todo o tempo
Pela qual às tuas criaturas dás sustento.

Louvado sejas, meu Senhor,
Pela irmã Água,
Que é mui útil e humilde
E preciosa e casta.

Louvado sejas, meu Senhor,
Pelo irmão Fogo
Pelo qual iluminas a noite
E ele é belo e jucundo
E vigoroso e forte.

Louvado sejas, meu Senhor,
Por nossa irmã a Mãe Terra
Que nos sustenta e governa,
E produz frutos diversos
E coloridas flores e ervas.

(...)

Louvai e bendizei a meu Senhor,
E dai-lhe graças,
E servi-o com grande humildade.

Autor: São Francisco de Assis